Visitantes desde 02/02/2009:

contador de visitas blogger

DIVULGAÇÃO: "CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA"

DIVULGAÇÃO: "CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA"
O programa CVV é desenvolvido exclusivamente por voluntários, capacitados para ouvir e conversar com pessoas que queiram falar de suas angústias, tristezas, solidão, alegrias e também de seus sonhos frustrados ou realizados. É um trabalho gratuito, sem fins lucrativos, desvinculado de qualquer religião ou política. É assegurado o anonimato, o sigilo e a privacidade da conversa, os voluntários ouvem num clima de profundo respeito e confiança, sem julgar ou direcionar. Sentindo necessidade... Converse e desabafe: Ligue 141 (Ligação gratuita) Por telefone ou clique na imagem acima e vá até o site e informe-se.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Conheça a Doutrina Espírita estudando as Obras Basicas da Codificação e também o livro Obras Póstumas



1. O LIVRO DOS ESPÍRITOS (publicado em 18 de Abril de 1857)

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes. Das causas primárias. Do mundo espírita ou dos espíritos. Das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo.

E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas.

Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.



2. O LIVRO DOS MÉDIUNS (publicado em Janeiro de 1861)

Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos Superiores sobre a explicação de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com os espíritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que eventualmente possam surgir na prática mediúnica.

É constituído de duas partes: Noções preliminares e Das manifestações espíritas.

Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.

Não menos importante são os capítulos dedicados às reuniões nas sociedades espíritas, ao regulamento oficial da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritos e ao Vocabulário Espírita.

Como se observa, o Livro dos Médiuns é a obra básica da Ciência Espírita, graças a ele, o espiritismo firmou-se como Ciência Experimental.

Embora publicado há mais de 100 anos, seu conteúdo é atual, seus ensinamentos permitem ao leitor estabelecer relações evidentes da Ciência Espírita com várias conquistas científicas da atualidade.



3. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (publicado em Abril de 1864)

Enquanto o Livro dos Espíritos apresenta a Filosofia Espírita e O Livro dos Médiuns a Ciência Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Logo na introdução deste livro, o leitor encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras frequentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

Ainda na introdução, refere-se a Sócrates e a Platão como precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o Espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida.

O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espíritas sem entretanto constituir um formulário absoluto, mas uma variante dos ensinamentos dos Espíritos e Verdade.

Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de Jesus, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade.

Sua leitura e estudo são imprescindíveis aos espíritas e a todos que se preocupam com a formação moral das criaturas, independente de crença religiosa.

É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.



4. O CÉU E O INFERNO (publicado em Agosto de 1865)

Denominado também "A Justiça Divina Segundo o Espiritismo", este livro oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual.

Na primeira parte, são expostos vários assuntos: causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitado do pagão, os limbos, quadro do inferno pagão, esboço do inferno cristão, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos segunda a igreja e o Espiritismo, aborda também vários pontos relacionados com a origem da crença dos demônios, segundo a igreja e o Espiritismo, intervenção dos demônios nas modernas manifestações, a proibição de evocar os mortos.

A segunda parte deste livro é dedicada ao Pensamento; Kardec reuniu várias dissertações de casos reais, a fim de demonstrar a situação da alma, durante e após a morte física, proporcionando ao leitor amplas condições para que possa compreender a ação da Lei de Causa e Efeito, em perfeito equilíbrio com as Leis Divinas; assim, constam desta parte, narrações de espíritos infelizes, espíritos em condições medianas, sofredores, suicidas, criminosos e espíritos endurecidos.

O Céu e o Inferno coloca ao alcance de todos os conhecimentos do mecanismo pelo qual se processa a Justiça Divina, em concordância com o princípio evangélico: "A cada um segundo suas obras".



5. A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO (publicado em Janeiro de 1868)

"Esta nova obra, esclarece Kardec, é mais um passo no terreno das conseqüências e das aplicações do Espiritismo. Conforme seu título o indica, ela tem por objeto o estudo dos três pontos, até agora, diversamente interpretados e comentados: a Gênese, os Milagres e as Predições, em suas relações com as novas leis decorrentes da observação dos fenômenos espíritas."

Assim, em seus 18 capítulos, destacam-se os temas: caráter da revelação Espirita, existência de Deus, origem do bem e do mal, destruição dos seres vivos uns pelos outros, refere-se também a uranografia geral, com várias explicações sobre as leis naturais, a criação e a vida no Universo, a formação da Terra, o dilúvio bíblico e os cataclismos futuros, em seguida apresenta interessante estudo sobre a formação primária dos seres vivos, o princípio vital, a geração espontânea, o homem corpóreo e a união do princípio espiritual à matéria.

No tocante as milagres, expõe amplo estudo, no sentido teológico e na interpretação espírita; faz vários comentários sobre os fluidos, sua natureza e propriedades, relacionando-se com a formação do perispírito, e, ao mesmo tempo, com a causa de alguns fatos tidos como sobrenaturais.

Desta forma, dá explicação de vários "milagres" contidos nos Evangelhos, entre eles, O cego de Betsaida, os dez leprosos, o cego de nascença, o paralítico da piscina, Lázaro, Jesus caminhando sobre as águas. A multiplicação dos pães e outros.

Posteriormente, expõe a teoria da Presciência e as Predições do Evangelho, esclarecendo suas causas, à luz da Doutrina Espírita.

Finalizando este livro apresenta um capítulo intitulado "São chegados os tempos", no qual aborda a marcha progressiva do Globo, no campo físico e moral, impulsionada pela Lei do Progresso.

Com este livro completa-se o conjunto das Obras Básicas da Codificação Espírita, também denominado "Pentateuco Kardequiano".




6. OBRAS PÓSTUMAS (publicado em 1890)

Este livro foi publicado somente 21 anos após a desencarnação de Allan Kardec.

Obras Póstumas apresenta vários trabalhos do mestre que nunca haviam aparecido em livro. Na verdade, a maioria já havia sido publicada na Revista Espírita, logo após o seu desencarne, como pode ser verificado consultando o volume da coleção correspondente ao ano de 1869.

Constam dele a biografia de Allan Kardec (transcrita da Revista Espírita de maio de 1869) e o discurso de Camille Flammarion, pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec. Ao lado das obras da Codificação Espírita que formam o "Pentateuco Kardequiano", Obras Póstumas constituí valiosa contribuição ao esclarecimento de vários temas fundamentais do Espiritismo, como: Deus, a alma, a criação, caracteres e conseqüências religiosas das manifestações dos espíritos, o perispírito como princípio das manifestações, manifestações visuais, transfiguração, emancipação da alma, aparição de pessoas vivas, bi-corporeidade, obsessão e possessão, segunda vista, conhecimento do futuro, introdução ao estudo da fotografia e da telegrafia do pensamento.

Allan Kardec apresenta vasto estudo sobre a natureza do Cristo, sob vários ângulos e incorpora a este estudo a opinião dos apóstolos e a predição dos profetas, com relação a Jesus.

Paralelamente trata também da teoria da beleza, estendendo os comentários à música celeste, à música espírita e encerra a primeira parte deste livro, com a exposição do tema "As alternativas da Humanidade".

Na segunda parte relata, com detalhes, sua iniciação no Espiritismo, a revelação de sua missão, a identificação de seu Guia espiritual, além de outros fatos relacionados a acontecimentos pessoais.

Complementando, faz a apresentação da "Constituição do Espiritismo", destacando a necessidade de se estabelecer uma Comissão Central para orientar o desenvolvimento doutrinário.É oportuno salientar que desta Constituição nasceu o Movimento de Unificação dos Espíritas do Estado de São Paulo, que vem sendo coordenado pela USE-SP - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1947.

Este livro representa o testamento doutrinário de Allan Kardec.



7.OUTRAS OBRAS Além das Obras Básicas da Codificação Espírita, Allan Kardec contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como:

• A obsessão;
• Catálogo racional para a criação de uma biblioteca espírita;
• Instruções práticas sobre as manifestações espíritas;
• O espiritismo em sua mais simples expressão;
• O que é o espiritismo;
• Resumo da lei dos fenômenos espíritas;
• Revista espírita, “jornal” que esteve sob sua direção por 12 anos;
• Viagem espírita em 1862.

Fonte : luzdoespiritismo.com

2 comentários:

  1. Estou interessado em adquirir os livros, como faço ?

    ResponderExcluir
  2. Resposta : Através do site da FEB (Federação Espírita Brasileira) no link : http://www.febnet.org.br/
    Ou atravéz de um Centro Espírita Kardecista de sua Cidade. Abraço.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião nos comentários, agredeço muito sua visita e volte sempre.

Temas mais abordados:

Momento Espírita (77) Divaldo Pereira Franco (42) Mensagem. (35) Programa Transição (34) mensagem (26) Raul Teixeira (22) Joanna de Ângelis (18) Chico Xavier (11) Emmanuel (9) Deus (8) Mediunidade (7) Reencarnação (7) Família Espiritual (6) O Espiritismo de Kardec aos dias de hoje (6) campanha (6) Allan Kardec (5) Amor (5) Educação (5) Espiritismo (5) Programa Vida e Valores (5) Doutrina Espírita (4) Editora FEP (4) Federação Espírita do Paraná (4) Marco Prisco (4) Mortes coletivas e a Providência Divina (4) Música (4) Obras Básicas (4) Vida e Valores (4) exemplo (4) Bíblia (3) Criacionismo (3) Editora Leal (3) Educação dos Filhos (3) Espírita (3) Evolucionismo (3) FEB (3) Felicidade (3) (3) Jesus (3) Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo (3) Livro Repositório da sabedoria (3) O Crescimento do Espiritismo (3) Oração (3) Passe (3) Paz (3) Porque ser Espírita (3) Prece (3) Razão (3) Saudade (3) Severino Celestino (3) Site Mensagem Espírita (3) Sonhos (3) Suicídio (3) Vida (3) Vídeo (3) internet (3) A Transição Planetária (2) Alice Gray (2) Amigos (2) André Luiz (2) Aprender (2) Bezerra de Meneses (2) Camilo (2) Crianças (2) Depressão (2) Emoção (2) Escolha (2) Falsos Profetas (2) Família (2) Federação Espírita Brasileira (2) Filhos (2) Futuro (2) Gratidão (2) Ivan de Albuquerque (2) Joana de Angeles (2) Lins de Vasconcellos (2) Livro Caminho Verdade e Vida (2) Livro Legado Kardequiano (2) Luz (2) Mensagem de Ano Novo (2) Mensagem de Natal (2) Natureza (2) O livro dos Espíritos (2) Paciência (2) Perda de entes queridos (2) Perdão (2) Providência Divina (2) Reencontro (2) Revista Presença Espírita (2) Se enamorar (2) Serenidade (2) Superação (2) Técnologia (2) Virtude (2) consciência (2) A Gênese (1) A Mulher e o Homem (1) A Parábola do rico insensato (1) A verdade que liberta (1) A vida continua (1) Abnegação (1) Aborto (1) Aceitar (1) Al Gray (1) Albert Einstein (1) Alberto Almeida (1) Amizade (1) Amélia Rodrigues (1) Ana Guimarães (1) Angústia (1) Anita Garibaldi (1) Anjo da Guarda (1) Antipatia (1) Artigo Exemplos Brasileiros (1) As Mulheres no Evangelho (1) Augusto Cury (1) Auto punição (1) Autodescobrimento (1) Balanço (1) Boletim Serviço espírita de informações (1) Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho (1) Buda (1) Calúnia (1) Caminho da Redenção (1) Caridade (1) Cartomantes (1) Casamento (1) Chaga da sociedade (1) Charlatães (1) Charles R. Swindoll (1) Ciência (1) Claudete Moura (1) Comunicação com os Espíritos (1) Confidências (1) Conselho Espírita Internacional (1) Convite (1) Coragem (1) Coração (1) Cornélio Pires (1) Cortesia (1) Crescimento (1) Cura (1) Cássio Leonardo Carrara (1) Decisões (1) Desafios (1) Drogas (1) Débitos e Créditos (1) Ebm Editora (1) Editora FEB (1) Editora Fráter (1) Editora O Clarim (1) Editora Sextante (1) Egoísmo (1) Encontro de Gerações (1) Erotismo (1) Esforço (1) Esperança (1) Espírito (1) Espírito Rosângela (1) Espíritos diversos (1) Espíritos zombeteiros (1) Esquecimento (1) Essencial (1) Eurípedes Barsanulfo (1) Eutanásia (1) Evangelho Segundo o Espiritismo (1) Evangelho de Mateus (1) Exilados de Capela (1) Expiações (1) Falsos Espíritas (1) Falsos Médiuns (1) Fatos (1) Fazer o Bem (1) Fim do Mundo. Divaldo Pereira Franco (1) Fim dos tempos (1) Finados (1) Gandhi (1) Guerra e Nós (1) Haroldo Dutras Dias (1) Heranças Espirituais (1) Hippolyte Leon Denizard Rivail (1) História do Espiritismo (1) Honra (1) Honrai vosso Pai e vossa Mãe (1) Humildade (1) Hábito (1) Idealista (1) Imortalidade da Alma (1) Inimizades (1) Instituto de Cultura Espírita do Brasil (1) Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (1) Johann Pestalozzi (1) Jornal Bem Paraná (1) Jornal Correio Fraterno (1) Jornal Espírita Libertador (1) Lar (1) Leitores de sorte e azar (1) Leitura (1) Libertação (1) Livre-arbítrio (1) Livro A Reencarnação Através dos Séculos (1) Livro As Bênçãos do meu Avô (1) Livro Autodescobrimento (1) Livro Convites da Vida (1) Livro Dias Gloriosos (1) Livro Diretrizes de Segurança (1) Livro E (1) Livro Educandário de luz. Emmanuel (1) Livro Episódios Diários (1) Livro Filho de Deus (1) Livro Histórias para o coração (1) Livro Histórias para o coração do homem (1) Livro Iluminação interior (1) Livro Luz Viva (1) Livro Momento de decisão (1) Livro Nas pegadas do Mestre (1) Livro Nunca Desista de seus sonhos (1) Livro O Livro dos Espíritos (1) Livro O que é o Espiritismo (1) Livro Rosângela (1) Livro Seara do Bem (1) Livro Vinha de Luz (1) Livro dos Médiuns (1) Livros (1) Lucros (1) M e n s a g e m (1) Mandamentos (1) Maria Helena Marcon (1) Maria Quitéria (1) Maria Ruth Junqueira (1) Maternidade (1) Matrimônio (1) Medo da morte (1) Mensagem Espírita (1) Milagres (1) Monsenhor Horta (1) Moral (1) Mudar a si mesmo (1) Mulher (1) Mães (1) Médium (1) Médiuns Escreventes (1) Nancy Leite de Araújo (1) Natal (1) Nilson de Sousa Pereira (1) Nilson de Souza Pereira (1) O Bem Possível (1) O Espiritismo Responde (1) O Livro dos Médiuns (1) O Velho Pai (1) Obsessão (1) Otimismo (1) Pai Nosso (1) Parentes (1) Partida e Chegada (1) Passado (1) Perispírito (1) Piedade Filial (1) Platão (1) Porta Estreita (1) Prejuízo (1) Previsões (1) Programa Mundo Além (1) Provas (1) Provas da reencarnação (1) Quiromantes (1) Rachel Naomi Remen (1) Recomeço (1) Reforma Social (1) Reforma íntima (1) Regeneração (1) Respeito (1) Revista Cultura Espírita (1) Revista Internacional de Espiritismo (1) Revista Reformador (1) Sabedoria (1) Sacrifício (1) Sandra Borba Pereira (1) Sandra Della Pola (1) Saúde (1) Seja forte (1) Separação (1) Ser Pai (1) Sermão da Montanha (1) Servidores Anônimos (1) Sociedade Espírita Fraternidade (1) Sofrimento (1) Solidariedade (1) Sonhador (1) Sonhar (1) Só o bem prevalece (1) Televisão (1) Teu Livro (1) Trabalhadores da última hora (1) Trabalho em Equipe (1) Tragédias coletivas e a Doutrina Espírita (1) Transmissão da Riqueza (1) Uma palavra amiga (1) Umbral (1) Vencer a si mesmo (1) Victor Marie Hugo (1) Videntes (1) Vinícius (1) Você é Especial (1) Wallace Leal Rodrigues (1) Zilda Arns (1) evolução (1) filme (1) ghost (1) livro Pensamento e vida (1) não estrague seu dia (1) para o resto da vida (1) ser espírita (1) tempo (1) vida após a morte (1) Últimas vontades (1)