Visitantes desde 02/02/2009:

contador de visitas blogger

DIVULGAÇÃO: "CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA"

DIVULGAÇÃO: "CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA"
O programa CVV é desenvolvido exclusivamente por voluntários, capacitados para ouvir e conversar com pessoas que queiram falar de suas angústias, tristezas, solidão, alegrias e também de seus sonhos frustrados ou realizados. É um trabalho gratuito, sem fins lucrativos, desvinculado de qualquer religião ou política. É assegurado o anonimato, o sigilo e a privacidade da conversa, os voluntários ouvem num clima de profundo respeito e confiança, sem julgar ou direcionar. Sentindo necessidade... Converse e desabafe: Ligue 141 (Ligação gratuita) Por telefone ou clique na imagem acima e vá até o site e informe-se.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Médiuns Escreventes....


Veja/Assista os Filmes sobre Chico Xavier (dica).

Variedades de Médiuns Escreventes

191. 1º) Segundo o modo de execução:
Médiuns escreventes ou psicógrafos - Os que têm a faculdade de escrever por si mesmos, sob influência dos Espíritos.

Médiuns escreventes mecânicos - Os que escrevem recebendo um impulso involuntário na mão, sem ter nenhuma consciência do que escrevem. Muito raros. (Ver nº 179)

Médiuns semi-mecânicos - Os que escrevem por impulso involuntário na mão, têm consciência imediata das palavras e das frases que vai escrevendo. Os mais comuns. (Ver nº 181)

Médiuns intuitivos - Os que recebem as comunicações dos Espíritos mentalmente, mas escrevem por vontade própria. Diferem dos médiuns inspirados porque estes não têm necessidade de escrever, enquanto o médium intuitivo registra o pensamento que lhe é sugerido rapidamente sobre determinado assunto que lhe foi proposto. (Ver nº 180)

São muitos comuns, mas estão muito sujeitos a errar, porque frequentemente não podem discernir o que provém dos Espíritos do que é deles mesmos.

Médiuns polígrafos - Os que mudam de caligrafia segundo o Espírito que se comunica ou têm a aptidão de reproduzir a letra que o Espírito comunicante tinha em vida. O primeiro caso é muito comum. O segundo, o da identidade da letra, é mais raro. (Ver nº 219)

Médiuns poliglotas - Os que têm a faculdade de falar ou de escrever em línguas que não conhecem. Muito raros.

Médiuns analfabetos - Os que só escrevem como médiuns, não sabendo ler nem escrever no seu estado habitual. Mais raros que os anteriores. Há maior dificuldade material a vencer.

192. 2º) Segundo o desenvolvimento da faculdade:
Médiuns novatos - Os que não têm suas faculdades completamente desenvolvidas nem possuem a experiência necessária.

Médiuns improdutivos - Os que só recebem sinais sem importância; monossílabos, traços ou letras esparsas. (Ver o capítulo sobre Formação dos Médiuns)

Médiuns desenvolvidos ou formados - Os que têm suas faculdades mediúnicas completamente desenvolvidas, transmitindo as comunicações com facilidade e presteza, sem vacilações. Compreende-se que esse resultado só pode ser obtido pelo hábito, enquanto entre os médiuns novatos as comunicações são lentas e difíceis.

Médiuns lacónicos - Os que recebem facilmente as comunicações, mas breves e sem desenvolvimento.

Médiuns explícitos - Os que recebem comunicações amplas e extensas como as que se podem esperar de um escritor consumado.

Esta aptidão está relacionada com a facilidade de combinação dos fluidos. Os Espíritos os procuram para tratar de assuntos que necessitam de grande desenvolvimento.

Médiuns experimentados - A facilidade de escrever é uma questão de hábito, que se obtém em pouco tempo, enquanto a experiência resulta do estudo sério de todas as dificuldades que se apresentam na prática do Espiritismo. A experiência confere ao médium o tacto necessário para apreciar a natureza dos Espíritos que se manifestam, julgar pelos menores indícios as suas qualidades boas ou más, discernir a mistificação de espíritos enganadores que se disfarçam nas aparências da verdade. Compreende-se facilmente a importância dessa qualidade, sem a qual todas as outras perdem sua utilidade real. O mal é que muitos médiuns confundem a experiência, fruto do estudo, com a aptidão que decorre apenas do organismo. Julgam-se elevados e mestres porque escrevem com facilidade, rejeitam todos os conselhos e se tornam presa de Espíritos mentirosos e hipócritas, que os apanham lisonjeando-lhes o orgulho. (Ver, adiante, o capítulo sobre Obsessão) (9)

(9) Essa distinção entre experiência e aptidão é da maior importância no trato da mediunidade. O médium experiente, segundo o conceito Kardeciano, dificilmente se deixa enganar pelos Espíritos mistificadores, por mais subtis que estes sejam. O médium apenas apto recebe comunicações absurdas, livros e até mesmo séries de livros, sem perceber que está servindo de instrumento a influências perniciosas. Daí a necessidade imprescindível de estudo do problema mediúnico para que a aptidão mediúnica seja bem aproveitada através da experiência que só o conhecimento propicia. (N. do T.)

Médiuns flexíveis - Os que têm faculdades que se prestam mais facilmente aos diversos géneros de comunicações, e pelos quais todos ou quase todos os Espíritos podem manifestar-se, espontaneamente ou por evocação.

Esta variedade de médiuns se aproxima bastante dos médiuns sensitivos.

Médiuns exclusivos - Os que recebem de preferência determinado Espírito, e até mesmo com a exclusão de todos os outros, respondendo ele pelos que são chamados através do médium.

Trata-se sempre de falta de flexibilidade. Quando o Espírito é bom, pode ligar-se ao médium por simpatia e com finalidade louvável. Quando é mau, tem sempre em vista submeter o médium à sua dependência.

É mais um defeito do que uma qualidade, e muito próximo da obsessão. (Ver o capítulo sobre Obsessão)

Médiuns de evocações - Os médiuns flexíveis são naturalmente mais convenientes para esse género de comunicações, mais aptos a responder às questões específicas que lhes forem propostas. Mas há, para os casos de evocação, médiuns inteiramente especiais. (10)

Suas respostas se limitam quase sempre a um quadro restrito, não servindo para o desenvolvimento de assuntos gerais.

Médiuns de ditados espontâneos - Os que recebem de preferência comunicações espontâneas de Espíritos não chamados. Quando se trata de faculdade especial, é difícil, e às vezes mesmo impossível fazer uma evocação por seu intermédio.

Não obstante, são melhor aparelhados que os da variedade anterior. Compreenda-se que a aparelhagem aqui referida é a dos elementos cerebrais, porque é frequentemente necessária, direi mesmo sempre, uma inteligência mais desenvolvida para os ditados espontâneos do que para as evocações. Entenda-se aqui, por ditados espontâneos, os que merecem verdadeiramente essa designação, e não algumas frases incompletas ou alguns pensamentos banais que se encontram geralmente nas anotações humanas. (11)

193. 3º) Segundo o género e a especialidade das comunicações:

Médiuns versificadores - São os que obtêm mais facilmente comunicações em versos. Muito comuns para os maus versos, muito raros para os bons. (12)

Médiuns poéticos - São os que, sem obter versos, recebem comunicações de estilo vaporoso, sentimental, sem qualquer tom de aspereza. São, mais que os outros, aptos à expressão dos sentimentos ternos e afectuosos. Tudo neles é vago, e seria inútil pedir-lhes algo de preciso. Muito comuns.

Médiuns positivos - Suas comunicações têm, em geral, um carácter de nitidez e precisão que se presta espontaneamente às explicações detalhadas e circunstanciadas, aos ensinamentos exactos. Muito raros. (13)

(10) O problema das evocações é dos mais complexos. As evocações de Kardec eram feitas para estudos. Nas sessões habituais de natureza religiosa não se fazem evocações. Como os Espíritos assinalam, na rota a essa classificação, os médiuns flexíveis servem apenas em parte. E Kardec lembra a existência de médiuns especiais para evocações, que dependem, como se vê na observação dos Espíritos ao item seguinte, de condições intelectuais mais amplas (nem sempre da encarnação actual). (N. do T.)

(11) O problema da banalidade das comunicações mediúnicas depende, como se vê, mais do médium que dos Espíritos. Os que generalizam essa acusação deviam inteirar-se das comunicações registradas na Revista Espírita e nas obras da Codificação, além de outras da literatura mediúnica, como as de Francisco Cândido Xavier. (N. do T.)

(12) Os críticos do Espiritismo insistem na semelhança entre as qualidades humanas e as dos Espíritos comunicantes. Desconhecem a lei de afinidade que rege as relações espirituais, tanto entre os homens quanto entre os Espíritos e entre estes e os homens. Veja-se que os médiuns versificadores e os poéticos são comuns, enquanto os positivos são raros, exactamente porque estão em relação às condições comuns ou raras dos homens e dos Espíritos que povoam a Terra e sua atmosfera espiritual. (N. do T.)

(13) Algumas comunicações publicadas na Revista Espírita ilustram esse caso. Muitas críticas foram feitas a elas. Mas o aspecto estranho do estilo, a incorrecção de certas frases e a impropriedade dos termos não diminuem o valor de seu conteúdo moral, e às vezes mesmo das explicações que fornecem. Médiuns que se afinam com Espíritos semelhantes a muitos cientistas terrenos que não gozam de facilidade de expressão, mas nem por isso deixam de escrever obras úteis.

Médiuns literários - Não têm o tom vago dos médiuns poéticos nem o terra-a-terra dos médiuns positivos, mas dissertam com sagacidade. Seu estilo é correcto, elegante e frequentemente de notável eloquência.

Médiuns incorrectos - Podem obter comunicações muito boas, pensamentos de elevada moralidade, mas seu estilo é difuso, incorrecto, sobrecarregado de repetições e termos impróprios.

A incorrecção material do estilo decorre geralmente da falta de cultura intelectual do médium, que não serve de bom instrumento para o Espírito nesse sentido. Mas o Espírito liga pouca importância a isso, porque para ele o pensamento é o essencial e vos deixa livres de lhe dar a forma conveniente. Já não se dá o mesmo com as ideias falsas e ilógicas de uma comunicação, que são sempre um indício de inferioridade do Espírito manifestante.

Médiuns historiadores - Os que têm aptidão especial para as dissertações históricas. Essa faculdade, como todas as outras, não depende dos conhecimentos do médium, pois há pessoas sem instrução, e até mesmo crianças, que tratam de assuntos muito além do seu alcance. Variedade rara de médiuns positivos. (14)

Médiuns científicos - Não dizemos sábios, porque podem ser até muito ignorantes mas apesar disso são especialmente aptos a receber comunicações relativas às Ciências.

Médiuns medicinais - Sua especialidade é a de servirem mais facilmente aos Espíritos que fazem prescrições médicas. Não se deve confundi-los com os médiuns curadores, porque nada mais faz do que transmitir o pensamento do Espírito, e não exercem por si mesmos nenhuma influência. Muito comuns.

Médiuns religiosos - Recebem mais especialmente comunicações de carácter religioso ou que tratam de questões relativas à religião, sem embargo de suas crenças e de seus costumes.

Médiuns filósofos e moralistas - Suas comunicações tratam geralmente de questões de moral ou de alta Filosofia. Muito comuns para as questões morais.

Todas essas classes constituem diversidade de aptidões dos bons médiuns. Quanto aos que têm aptidões especiais para certas comunicações científicas, históricas, médicas e outras, acima do seu alcance actual, podeis estar certos de que possuíram esses conhecimentos em outra existência e os conservam em estado latente, fazendo parte, assim, dos elementos cerebrais necessários à comunicação do Espírito. São esses elementos que facilitam ao Espírito a transmissão de suas ideias, de maneira que esses médiuns são para ele instrumentos mais inteligentes e maleáveis do que o seria um ignorante. - ERASTO.

Médiuns de comunicações triviais e obscenas
— Estas palavras indicam o género de comunicações que certos médiuns recebem habitualmente, e a natureza dos Espíritos que as transmitem. Quem tiver estudado o mundo espírita em todos os seus graus, sabe que há Espíritos cuja perversidade se iguala à dos homens mais depravados, e que se comprazem na tradução de seus pensamentos pelas mais grosseiras palavras. Outros, menos abjectos, contentam-se com expressões triviais. Compreende-se que esses médiuns devem ter o desejo de livrar-se da preferência de tais Espíritos, invejando os que recebem comunicações que jamais trouxeram uma palavra inconveniente. Só por uma estranha aberração mental e falta de bom senso se poderia crer que semelhante linguagem pudesse provir dos Espíritos bons. (15)

(14) Numerosos exemplos se encontram na Revista Espírita. A bibliografia mediúnica mundial apresenta também numerosos casos. Entre nós, Francisco Cândido Xavier é o exemplo por excelência. Quanto ao caso dos médiuns crianças é bom lembrar que o próprio O Livro dos Espíritos foi escrito com o auxílio de duas adolescentes, Julie e Caroline Boudin, respectivamente de 14 e 16 anos, ambas de desenvolvimento mental e cultura muito aquém dos assuntos tratados naquela obra. As explicações parapsicológicas que actualmente se pretende, de má fé, opor à importância desse fato são insuficientes para justificar os diversos aspectos do problema. (N. do T.)

(15) Essa aberração existiu no tempo de Kardec e ainda persiste, dada a natureza inferior do nosso mundo. Há pessoas que aceitam essas comunicações como provas a que seus guias as submetem. Essa a razão de Kardec se referir ao problema. (N. do T.)

194. 4º) Segundo as qualidades físicas do médium:

Médiuns calmos - Os que sempre escrevem com certa lentidão, sem a menor agitação.

Médiuns velozes - Os que escrevem com uma rapidez que não poderiam desenvolver voluntariamente em seu estado normal. Os Espíritos se comunicam por eles com a rapidez do relâmpago. Dir-se-ia que possuem uma superabundância de fluido, que lhes permite identificação instantânea com o Espírito. Essa qualidade tem às vezes o inconveniente de tornar, pela rapidez, a escrita quase ilegível para outras pessoas além do médium.
É muito cansativa, porque despende muito fluido inutilmente.

Médiuns convulsivos - Permanecem num estado de super excitação quase febril. Sua mão, e às vezes todo o corpo, se agita num tremor que não conseguem dominar. A causa disso está sem dúvida na sua própria constituição, mas depende muito, também, da natureza dos Espíritos que se comunicam. Os Espíritos bons e benevolentes produzem uma impressão agradável e suave; os maus, pelo contrário, uma penosa impressão.

Esses médiuns só devem servir-se raramente de sua faculdade, pois o uso muito frequente pode afectar-lhes o sistema nervoso. (Ver o capítulo sobre a Identidade dos Espíritos, distinção dos Espíritos bons e maus).

195. 5º) Segundo as qualidades morais do médium:

Mencionamo-los sumariamente, lembrando-os apenas para completar o quadro, pois serão tratados a seguir em capítulos especiais: da Influência moral dos médiuns, da Obsessão, da Identidade dos Espíritos e outros, para os quais pedimos particular atenção. Veremos a influência que as qualidades e as dificuldades dos médiuns podem exercer quanto à segurança das comunicações, e quais os que com razão poderemos considerar médiuns imperfeitos ou bons médiuns.

196. Médiuns imperfeitos:

Médiuns obsedados - Os que não podem livrar-se dos Espíritos importunos e mistificadores, mas não se enganam com eles.

Médiuns fascinados - Os que são enganados pelos Espíritos mistificadores e se iludem com a natureza das comunicações recebidas.

Médiuns subjugados - Os que são dominados moralmente e muitas vezes fisicamente pelos Espíritos maus.

Médiuns levianos - Os que não levam a sério a sua faculdade, servindo-se dela apenas como divertimento ou para finalidades fúteis.

Médiuns indiferentes - Os que não tiram nenhum proveito moral das instruções recebidas e não modificam em nada sua conduta e seus hábitos.

Médiuns presunçosos - Os que têm a pretensão de estar em relação somente com os Espíritos superiores. Julgam-se infalíveis e consideram inferior e erróneo o que não vem por seu intermédio.

Médiuns orgulhosos - Os que se envaidecem com as comunicações recebidas. Acham que nada mais têm a aprender no Espiritismo, não tomando para eles as lições que frequentemente recebem dos Espíritos. Não se contentam com as faculdades que possuem, querem obter todas.

Médiuns susceptíveis - Variedade de médiuns orgulhosos que se aborrecem com as críticas às suas comunicações. Chocam-se com a menor observação. Quando mostram o que receberam é para causar admiração e não para provocar opiniões. Geralmente tomam aversão pelas pessoas que não os aplaudem sem reservas, afastando-se das reuniões em que não podem impor-se e dominar.
Deixai-os ir pavonear onde quiserem e procurar ouvidos mais complacentes, ou que se isolem. As reuniões de que se afastam nada perdem. - Erasto.

Médiuns mercenários - Os que exploram as suas faculdades.

Médiuns ambiciosos - Os que, sem vender suas faculdades, esperam obter com elas outras vantagens.

Médiuns de má fé - Os que, tendo faculdades reais, simulam as que não têm para se dar importância. Não se pode dar o título de médium às pessoas que, não tendo nenhuma faculdade mediúnica, só produzem fenómenos falsos, pela charlatanice.

Médiuns egoístas - Os que só se servem de suas faculdades para uso pessoal e guardam para si mesmos as comunicações recebidas.

Médiuns ciumentos - Os que encaram com despeito os médiuns mais considerados que eles e que lhes são superiores.

Todas essas más qualidades têm necessariamente a sua contrapartida no bem.

197. Bons médiuns:

Médiuns sérios - Os que só utilizam suas faculdades para o bem e para finalidades realmente úteis. Julgam profaná-las pondo-as ao serviço dos curiosos e dos indiferentes, ou para futilidades.

Médiuns modestos - Os que não se atribuem nenhum mérito pelas comunicações recebidas, por melhores que sejam. Consideram-nas como alheias e não se julgam livres de mistificações. Longe de fugirem às advertências imparciais, eles as solicitam.

Médiuns devotados - Os que compreendem que o verdadeiro médium tem uma missão a cumprir e deve, quando necessário, sacrificar os seus gostos, seus hábitos, seus prazeres, seu tempo e até mesmo os seus interesses materiais em favor dos outros.

Médiuns seguros - Os que, além da facilidade de recepção, merecem a maior confiança em virtude de seu carácter, da natureza elevada dos Espíritos que os assistem, sendo portanto menos expostos a ser enganados. Veremos mais tarde que essa segurança nada tem que ver com os nomes mais ou menos respeitáveis usados pelos Espíritos.

É incontestável e bem o percebeis, que expondo assim as qualidades e os defeitos dos médiuns, se provocará a contrariedade e até mesmo a animosidade de alguns. Mas, que importa? A mediunidade se expande cada vez mais, e o médium que levar estas reflexões a mal provará apenas que não é um bom médium, quer dizer, que é assistido por Espíritos maus. De resto, como já disse, tudo isso passará logo e os maus médiuns, que abusam ou mal empregam as suas faculdades, sofrerão tristes consequências, como já aconteceu para alguns. Eles aprenderão à própria custa o que devem pagar ao reverterem em proveito de suas paixões terrenas um dom que Deus lhes concedera para o seu progresso moral. Se não podeis reconduzi-los ao bom caminho, lamentai-os, pois vos posso dizer que Deus os reprova. (ERASTO).

Esse quadro é de grande importância, não só para os médiuns sinceros que procurarem de boa fé, ao lê-lo, preservar-se dos escolhos a que estão expostos, mas também para todos os que se servem dos médiuns, pois lhes darão a medida do que podem racionalmente esperar. Deveria estar constantemente sob os olhos dos que se ocupam de manifestações, assim como a escala espírita de que é complemento. Esses dois quadros resumem todos os princípios da Doutrina e contribuirão, mais do que pensais, para repor o Espiritismo no seu verdadeiro caminho. (SÓCRATES)

Referencias: 
- O livro dos médiuns
 - Blog viva-depois-vida

Sugentão de Tema enviado por e-mail pela Amiga Lany Silva "Mediuns escreventes".

Obrigado

Abraços

J.L.Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião nos comentários, agredeço muito sua visita e volte sempre.

Temas mais abordados:

Momento Espírita (77) Divaldo Pereira Franco (42) Mensagem. (35) Programa Transição (34) mensagem (26) Raul Teixeira (22) Joanna de Ângelis (18) Chico Xavier (11) Emmanuel (9) Deus (8) Mediunidade (7) Reencarnação (7) Família Espiritual (6) O Espiritismo de Kardec aos dias de hoje (6) campanha (6) Allan Kardec (5) Amor (5) Educação (5) Espiritismo (5) Programa Vida e Valores (5) Doutrina Espírita (4) Editora FEP (4) Federação Espírita do Paraná (4) Marco Prisco (4) Mortes coletivas e a Providência Divina (4) Música (4) Obras Básicas (4) Vida e Valores (4) exemplo (4) Bíblia (3) Criacionismo (3) Editora Leal (3) Educação dos Filhos (3) Espírita (3) Evolucionismo (3) FEB (3) Felicidade (3) (3) Jesus (3) Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo (3) Livro Repositório da sabedoria (3) O Crescimento do Espiritismo (3) Oração (3) Passe (3) Paz (3) Porque ser Espírita (3) Prece (3) Razão (3) Saudade (3) Severino Celestino (3) Site Mensagem Espírita (3) Sonhos (3) Suicídio (3) Vida (3) Vídeo (3) internet (3) A Transição Planetária (2) Alice Gray (2) Amigos (2) André Luiz (2) Aprender (2) Bezerra de Meneses (2) Camilo (2) Crianças (2) Depressão (2) Emoção (2) Escolha (2) Falsos Profetas (2) Família (2) Federação Espírita Brasileira (2) Filhos (2) Futuro (2) Gratidão (2) Ivan de Albuquerque (2) Joana de Angeles (2) Lins de Vasconcellos (2) Livro Caminho Verdade e Vida (2) Livro Legado Kardequiano (2) Luz (2) Mensagem de Ano Novo (2) Mensagem de Natal (2) Natureza (2) O livro dos Espíritos (2) Paciência (2) Perda de entes queridos (2) Perdão (2) Providência Divina (2) Reencontro (2) Revista Presença Espírita (2) Se enamorar (2) Serenidade (2) Superação (2) Técnologia (2) Virtude (2) consciência (2) A Gênese (1) A Mulher e o Homem (1) A Parábola do rico insensato (1) A verdade que liberta (1) A vida continua (1) Abnegação (1) Aborto (1) Aceitar (1) Al Gray (1) Albert Einstein (1) Alberto Almeida (1) Amizade (1) Amélia Rodrigues (1) Ana Guimarães (1) Angústia (1) Anita Garibaldi (1) Anjo da Guarda (1) Antipatia (1) Artigo Exemplos Brasileiros (1) As Mulheres no Evangelho (1) Augusto Cury (1) Auto punição (1) Autodescobrimento (1) Balanço (1) Boletim Serviço espírita de informações (1) Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho (1) Buda (1) Calúnia (1) Caminho da Redenção (1) Caridade (1) Cartomantes (1) Casamento (1) Chaga da sociedade (1) Charlatães (1) Charles R. Swindoll (1) Ciência (1) Claudete Moura (1) Comunicação com os Espíritos (1) Confidências (1) Conselho Espírita Internacional (1) Convite (1) Coragem (1) Coração (1) Cornélio Pires (1) Cortesia (1) Crescimento (1) Cura (1) Cássio Leonardo Carrara (1) Decisões (1) Desafios (1) Drogas (1) Débitos e Créditos (1) Ebm Editora (1) Editora FEB (1) Editora Fráter (1) Editora O Clarim (1) Editora Sextante (1) Egoísmo (1) Encontro de Gerações (1) Erotismo (1) Esforço (1) Esperança (1) Espírito (1) Espírito Rosângela (1) Espíritos diversos (1) Espíritos zombeteiros (1) Esquecimento (1) Essencial (1) Eurípedes Barsanulfo (1) Eutanásia (1) Evangelho Segundo o Espiritismo (1) Evangelho de Mateus (1) Exilados de Capela (1) Expiações (1) Falsos Espíritas (1) Falsos Médiuns (1) Fatos (1) Fazer o Bem (1) Fim do Mundo. Divaldo Pereira Franco (1) Fim dos tempos (1) Finados (1) Gandhi (1) Guerra e Nós (1) Haroldo Dutras Dias (1) Heranças Espirituais (1) Hippolyte Leon Denizard Rivail (1) História do Espiritismo (1) Honra (1) Honrai vosso Pai e vossa Mãe (1) Humildade (1) Hábito (1) Idealista (1) Imortalidade da Alma (1) Inimizades (1) Instituto de Cultura Espírita do Brasil (1) Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (1) Johann Pestalozzi (1) Jornal Bem Paraná (1) Jornal Correio Fraterno (1) Jornal Espírita Libertador (1) Lar (1) Leitores de sorte e azar (1) Leitura (1) Libertação (1) Livre-arbítrio (1) Livro A Reencarnação Através dos Séculos (1) Livro As Bênçãos do meu Avô (1) Livro Autodescobrimento (1) Livro Convites da Vida (1) Livro Dias Gloriosos (1) Livro Diretrizes de Segurança (1) Livro E (1) Livro Educandário de luz. Emmanuel (1) Livro Episódios Diários (1) Livro Filho de Deus (1) Livro Histórias para o coração (1) Livro Histórias para o coração do homem (1) Livro Iluminação interior (1) Livro Luz Viva (1) Livro Momento de decisão (1) Livro Nas pegadas do Mestre (1) Livro Nunca Desista de seus sonhos (1) Livro O Livro dos Espíritos (1) Livro O que é o Espiritismo (1) Livro Rosângela (1) Livro Seara do Bem (1) Livro Vinha de Luz (1) Livro dos Médiuns (1) Livros (1) Lucros (1) M e n s a g e m (1) Mandamentos (1) Maria Helena Marcon (1) Maria Quitéria (1) Maria Ruth Junqueira (1) Maternidade (1) Matrimônio (1) Medo da morte (1) Mensagem Espírita (1) Milagres (1) Monsenhor Horta (1) Moral (1) Mudar a si mesmo (1) Mulher (1) Mães (1) Médium (1) Médiuns Escreventes (1) Nancy Leite de Araújo (1) Natal (1) Nilson de Sousa Pereira (1) Nilson de Souza Pereira (1) O Bem Possível (1) O Espiritismo Responde (1) O Livro dos Médiuns (1) O Velho Pai (1) Obsessão (1) Otimismo (1) Pai Nosso (1) Parentes (1) Partida e Chegada (1) Passado (1) Perispírito (1) Piedade Filial (1) Platão (1) Porta Estreita (1) Prejuízo (1) Previsões (1) Programa Mundo Além (1) Provas (1) Provas da reencarnação (1) Quiromantes (1) Rachel Naomi Remen (1) Recomeço (1) Reforma Social (1) Reforma íntima (1) Regeneração (1) Respeito (1) Revista Cultura Espírita (1) Revista Internacional de Espiritismo (1) Revista Reformador (1) Sabedoria (1) Sacrifício (1) Sandra Borba Pereira (1) Sandra Della Pola (1) Saúde (1) Seja forte (1) Separação (1) Ser Pai (1) Sermão da Montanha (1) Servidores Anônimos (1) Sociedade Espírita Fraternidade (1) Sofrimento (1) Solidariedade (1) Sonhador (1) Sonhar (1) Só o bem prevalece (1) Televisão (1) Teu Livro (1) Trabalhadores da última hora (1) Trabalho em Equipe (1) Tragédias coletivas e a Doutrina Espírita (1) Transmissão da Riqueza (1) Uma palavra amiga (1) Umbral (1) Vencer a si mesmo (1) Victor Marie Hugo (1) Videntes (1) Vinícius (1) Você é Especial (1) Wallace Leal Rodrigues (1) Zilda Arns (1) evolução (1) filme (1) ghost (1) livro Pensamento e vida (1) não estrague seu dia (1) para o resto da vida (1) ser espírita (1) tempo (1) vida após a morte (1) Últimas vontades (1)